O que é o cuidado centrado no paciente?
O cuidado centrado no paciente é uma prática centralizada no enfermo e nas necessidades específicas de saúde do indivíduo. Este tipo de cuidado também é denominado “cuidado centrado na pessoa”.
O objetivo do método é capacitar o paciente a se tornar um participante ativo em todas as decisões de cuidados que envolvem a sua saúde. Isso requer que enfermeiros, médicos, tecnólogos radiológicos e outros profissionais de saúde desenvolvam uma boa comunicação e atendam às necessidades do paciente de maneira eficaz e segura.
Isso transforma o atendimento profissional, que passa a ser personalizado de acordo com as vontades e demandas individuais de cada paciente.
Adotar esse método, traz benefícios como: mais satisfação do paciente, maior adesão às mudanças de estilo de vida sugeridas e do tratamento prescrito, melhores resultados e cuidados mais econômicos.
1 – Respeito pelos valores do paciente, preferências e necessidades expressas.
Reconhecer as especificidades do paciente, mantê-lo informado e envolvê-lo em todas as decisões sobre os cuidados com a sua saúde.
2 – Coordenação e integração do atendimento.
Os cuidados de saúde podem fazer com que muitas partes interessadas diferentes interajam diretamente com um paciente. Esses membros da equipe devem coordenar seus esforços para apresentar um esforço unido.
3 – Informação, comunicação e educação.
Explicar e educar sobre o diagnóstico e o tratamento, ao tempo em que as expectativas e preocupações do paciente são levadas em consideração.
4 – Conforto físico.
Para melhorar a experiência do paciente.
5 – Apoio emocional e alívio do medo e da ansiedade.
Lidar com a ansiedade em relação à doença e ao tratamento é tão importante quanto lidar com a própria enfermidade.
6 – Envolvimento de familiares e amigos.
Receber e tratar com respeito, levando em conta suas preocupações.
7 – Continuidade e transição.
Certificar-se de que o paciente compreende todos os próximos passos, com relação a medicação, terapia contínua e preocupações semelhantes.
8 – Acesso ao atendimento.
Romper todas as barreiras do atendimento.
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